segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Entrevista com Ricardo Henrique Bezerra Calixto, formado em Letras pelo Ceub

1- Quais são geralmente suas relações com a Arquitetura (funcionais espirituais...).

Assim...de forma grosseira, eu acho que a arquitetura é um complemento refinado da engenharia...A arquitetura mostra maneiras artísticas de construir em todos os sentidos, desde um pequeno móvel até um palácio. A preocupação que a engenharia tem com a funcionalidade e praticidade, a arquitetura tem com a estética (sem esquecer aquilo que a engenharia preza)

2- Qual tipo de arquitetura antiga que o faz sentir-se de forma especial, que o envolve por completo?

Particularmente eu sempre adorei a arquitetura grega, em especial os pilares brancos com aqueles detalhes. Eu acho que branco funciona bem pra todos os tipos de arquitetura...e gosto também da arquitetura gótica, pelo excesso de detalhes!

- Como você acha que essas características estéticas influenciam seu modo de perceber o espaço?
Eu fico fascinado, sinceramente! Acho que qualquer pessoa ficaria ao entrar em algum lugar cuja arquitetura causa um bem estar, uma sensação de espaço e beleza ao mesmo tempo! É difícil entrar em um lugar bonito (mesmo a casa de outras pessoas) e não se sentir confortável!
(considerando que, pra mim, leigo total, arquitetura é primordialmente estética)

3- Em sua visita ao Egito, mais precisamente, o que sentiu quando se deparou pela primeira vez com as Pirâmides?

Eu tive três momentos diferentes de ver as pirâmides! Vamos por partes!
1) No caminho pra Guiza (ou Guizé), tem uma pista em linha reta imensa! Temos que pegar essa pista pra chegar ao deserto e, enquanto estamos nela, de carro, podemos ver a ponta das três pirâmides! Só aí você já fica ansioso por saber que vai vê-las e tocá-las! Fora a expectativa para imaginar o tamanho delas!

2) Na entrada do deserto, temos a impressão de que as três pirâmides (Quéops, Quéfren e Miquerinos) estão muito próximas umas das outras! Parece que a base de uma está por cima da outra e vice-versa!
E na entrada do deserto, você acha que serão uns 10 ou 15 minutos de cavalgada (a camelo ou a cavalo)! Só que a cavalgada é de mais ou menos meia hora, quarenta e cinco minutos...as pirâmides ficam bem longe do começo do deserto!




3- Ao chegar perto das pirâmides, a gente se sente minúsculo! Elas são muito grandes e são bem distantes uma da outra! E, se você não ficar muito sem fala e lembrar que foram mãos de escravos que as construíram, você fica mais sem fala ainda!


Ah, só um detalhe...eu não tive coragem de entrar em nenhuma delas porque a entrada é minúscula e eu achei que poderia ficar preso, sei lá...


Ah, e outro detalhe
Estamos falando só das três pirâmides mais famosas, mas tem muitas pirâmides no Egito. Acho que mais de mil, se não me engano
Eu vi algumas ruínas de pirâmides pequenas no deserto perto de Saqaara



- E qual a impressão que teve? Como foram as sensações comparadas às outras pirâmides?

As outras pirâmides que me lembro são essas de Saqaara, mas elas parecem um amontoado de pedras quebradas... Não causam uma sensação de presença como as pirâmides de Guiza.



- Qual você considera a importância desses monumentos para a sociedade e no contexto histórico em que foram construídas? Que papel eles desempenharam, na sua opinião?

No caso das pirâmides em especial, elas podem ser encaradas como a representação de uma das maiores civilizações do passado. Elas foram construídas com inúmeros escravos e, querendo ou não, eram uma amostra de poder. Mas, ao mesmo tempo, elas eram um sinal de respeito. Elas eram os túmulos dos faraós, lá guardavam os tesouros, os reis mumificados, etc.
Só que, na minha opinião de leigo, esse respeito era apenas com os poderosos. O povo podia sofrer e morrer se fosse em nome do faraó, como de fato, morreram...
Hoje em dia elas são uma maravilha, algo incrível de se ver e inesquecível, também!
É um legado vivo da história...sei lá, é muito difícil descrever! Precisam ver e estar perto pra entenderem!


4- Você consegue perceber conexões entre algumas formas de Arquitetura Contemporânea e Antiga?

Como leigo, consigo perceber poucas coisas...não é algo que eu repare com facilidade, mas imagino que um olhar mais aguçado veja muitas coisas relacionadas!

5- Mas há alguma obra Contemporânea na qual você se sinta da mesma forma ou de forma parecida com que se sentiu ao visitar as Pirâmides?

Sinceramente, nenhuma que eu tenha visto até hoje! O que acontece com as pirâmides é que elas são várias pedras apenas encaixadas, sem nada mais elaborado em termos de construção! Não tem arcos, cimento, nada do tipo! São só pedras uma em cima da outra...e quando se vê o tamanho delas pessoalmente, é quase inacreditável!



Entrevista por Jéssica Marinho e Lara Milhome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário